Notícia | 21/07/22

2ª vara Federal da seção judiciária de São Paulo autoriza fertilização in vitro com doador conhecido

Recentemente, a 2ª vara Federal da seção judiciária de São Paulo tomou uma decisão importante sobre o procedimento de fertilização in vitro, muito utilizado por famílias homoafetivas. A atual resolução em vigor do CFM 2.294/2021 ainda não sanou algumas questões que acontecem na prática, em especial, a fertilização caseira e o uso de gametas de doador conhecido. Neste caso, em especial, o juiz permitiu que fossem usados gametas de um doador conhecido, o que contrária à regra prevista no CFM.

A reprodução assistida ainda traz muitos desafios, como os recentes casos de gestação de substituição no âmbito internacional que foram noticiados na mídia a partir da guerra na Ucrânia.

O DBML foi um dos pioneiros na regularização de filhos de famílias homoafetivas que utilizaram técnicas de reprodução assistida, mesmo antes das regulamentações do CFM. No DBML, unimos os conhecimentos de biodireito, regulatório e direito de família e atendemos questionamentos tantos de clínicas, hospitais, quanto de famílias que queiram fazer ou estejam fazendo uso de técnicas de reprodução assistida.

Para saber mais clique aqui.

Compartilhar:
FacebookLinkedInEmail

Receba nossa newsletter

Há 10 anos, Roberto Dias, Patrícia Brandão e Juliana Maggi Lima se uniram com o propósito de fundar o DBML Advocacia, um projeto que combinou, com muito sucesso, diferentes competências jurídicas e propiciou um ambiente de trabalho que refletisse os valores e convicções dos sócios: próximo, humano e inovador.

Fomentamos um espaço no qual as pessoas pudessem ser autênticas na sua integralidade, mantendo a busca incessante pela excelência técnica e aprendizado contínuo. Profissionais brilhantes fizeram parte dessa caminhada repleta de orgulho!

A partir de 31/12/2024, a sociedade termina de maneira orgânica, como iniciou há uma década. Cada um dos sócios fundadores, além de Vitor Covolato, segue novas jornadas que refletem seus atuais momentos e propósitos de vida.

Os sócios e toda a estrutura do escritório permanecem à inteira disposição dos seus clientes, parceiros e fornecedores, durante e após o período de transição, que foi amplamente planejado e organizado. Os novos escritórios que serão constituídos seguirão atendendo os casos e processos originalmente do DBML.

Desde já, expressamos nossa profunda gratidão a todos os nossos clientes, parceiros de negócios, colaboradores e fornecedores, que contribuíram para materialização deste projeto de muito sucesso e que, certamente, deixará excelentes lembranças!

Com carinho e apreço,
Roberto, Patricia, Juliana e Vitor